(64) 36310880

Notícias

QUAIS AS VANTAGENS DE COMPRAR UM TERRENO E CONSTRUIR SUA PRÓPRIA CASA

25/06/2019 - Construção

Comprar um terreno e construir casa pode ser um investimento muito vantajoso, sabia? A gente sabe que esse é o sonho de milhares de brasileiros e, por isso, resolveu dar uma mãozinha. Afinal, quem não deseja sair do aluguel e investir em um imóvel que possa chamar de seu, não é mesmo?

Além de ser um investimento sólido, uma casa própria proporciona muito mais conforto, segurança e qualidade de vida para toda a família. No entanto, a aquisição de um patrimônio desse porte traz mudanças em inúmeros aspectos da vida de qualquer pessoa. Então, é bom que você conheça desde já todos os detalhes envolvidos para refletir sobre sua decisão.

Confira, em nosso post especial sobre o assunto, por que comprar um terreno e construir sua casa do jeitinho que você imagina pode ser a melhor decisão para sua família!

As vantagens de comprar um terreno e construir uma casa

Há quem pense que comprar uma casa prontinha para morar pode ser a melhor alternativa que existe. Mas adquirir um terreno e construir seu imóvel nele também é uma estratégia muito inteligente. Além da economia, seguir esse caminho traz inúmeros outros benefícios. Confira alguns dos principais!

Definir a planta conforme suas necessidades

Uma das vantagens mais interessantes que a construção em um terreno próprio pode trazer é a chance de definir a planta conforme as necessidades do proprietário. É perfeitamente possível pensar em questões como:

  • o número ideal de quartos para a família;

  • a quantidade de banheiros necessária para o conforto de todos;

  • o tamanho ideal para a sala;

  • o tipo de cozinha.

Tudo será feito sob medida. Por outro lado, quando você compra uma casa já pronta, ou adapta a família ao formato predefinido (alocando um aqui, outro acolá) ou tem a sorte de encontrar aquele imóvel dos sonhos. Mas essa última opção é bem mais rara de acontecer.

O que sobra? Reformar o lugar, para adequá-lo às necessidades de todos. E, como a gente sabe, os custos com reforma e adaptações podem ser bem altos. Por essas e outras, fica fácil entender por que é muito mais vantajoso começar do zero, construindo o imóvel da forma que você sempre sonhou.

Agregar valor ao imóvel

Outro ponto positivo é que, quando você adquire o terreno e constrói sua casa, agrega valor ao bem. Traduzindo: depois que realizar os investimentos necessários, seu imóvel valerá muito mais! No fim das contas, portanto, o valor de venda vai superar o preço pago pelo terreno e o dinheiro gasto na realização da obra.

Portanto, não precisa ter medo: se quiser negociar sua casa no futuro, tenha certeza de que todo o dinheiro aplicado será recebido de volta — se bobear, ainda com um bônus, pois o mercado imobiliário é, ainda hoje, um dos que mais desfrutam de valorização.

Morar em uma boa área pagando menos

Você já começou a pesquisar valores de imóveis para comprar? Então, com certeza, percebeu que as regiões mais centrais da cidade ou os bairros vizinhos a essas áreas têm propriedades com valores incrivelmente altos. Mas isso não quer dizer que você não encontrará um bom terreno!

Na verdade, em cidades que se expandem rapidamente, não é nada incomum encontrar bons terrenos em lugares excelentes sem que custem uma fortuna. Você normalmente vai achar essas oportunidades nos bairros mais novos, com potencial de desenvolvimento, que oferecem os preços mais atrativos.

Portanto, pode ter certeza: não é preciso pagar uma fortuna para morar em um bom lugar! Isso quer dizer que você pode comprar um terreno para construir sua residência e ter uma vida feliz e tranquila por um preço bem dentro das suas condições financeiras.

Economizar durante a construção

Além disso, outro ponto positivo de adquirir um terreno e construir casa é que você pode economizar muito nos gastos de construção. O fato de direcionar a própria obra permite que você já adquira itens, acabamento e móveis de acordo com seu gosto pessoal. Aproveite e pesquise por promoções, usando seus recursos da melhor maneira possível.

Fazer um investimento inteligente

Mesmo que você esteja adquirindo um imóvel para investir — seja revendendo ou alugando —, comprar o terreno e construir nele ainda é uma alternativa muito inteligente.

Pense bem: quem investe quer ter o menor custo possível e obter o máximo de lucro, concorda? Então, vamos fazer uma comparação: primeiro, você compra uma casa pronta. Ela tem um valor de mercado, e será necessário fazer algumas melhorias para dar mais destaque e aumentar as chances de venda, certo?

Ou seja: você vai gastar na compra e na reforma para conseguir um lucro razoável. Dificilmente você achará uma casa em excelente estado por um valor abaixo do preço de mercado. Assim, o ganho na revenda não vai ser expressivo.

Agora, se você compra um terreno e constrói, já faz isso pensando no que é mais valorizado no mercado imobiliário, certo? Por exemplo:

  • piso de porcelanato ou madeira;

  • conceito aberto;

  • pintura com cores neutras;

  • armários amplos;

  • box, portas e sacadas em blindex etc.

No fim das contas, vai obter o preço máximo, potencializando muito o retorno do seu investimento.

Construir uma casa mais sustentável

E sabe o que é mais valorizado na venda? Sustentabilidade. Casas com lâmpadas de LED (mais econômicas), iluminação natural e que usem energia solar para aquecimento têm os custos com contas de gás e energia muito reduzidos. Compradores valorizam isso.

Mas mesmo que não pretenda revender, ainda há a possibilidade de aproveitar esses benefícios para sua própria família. Imagine o tamanho da queda na conta de energia? Pois tem mais. Você produz energia solar e a utiliza na sua casa. O que sobra pode ser distribuído pela rede de energia pública e, assim, você ganha bônus na sua conta de consumo.

Preparar o imóvel para futuras ampliações

Quem escolhe comprar casa pronta pode não encontrar um imóvel pronto para ampliações. Imagine que você queira construir um andar superior. Precisaria fazer toda a laje de cobertura, certo? Em alguns casos, até inserir vigas para sustentar o coberto.

Ao construir sua casa do zero, você já pode deixar toda a estrutura pronta para ampliações, mesmo que não possa ou não queira fazê-las de imediato. Assim, quando for reformar o imóvel, o custo para adaptá-lo vai ser muito menor.

Conhecer a planta do imóvel

Quantas vezes você não quis quebrar, perfurar ou até pendurar um quadro em uma parede, mas teve medo de destruir algo ali dentro? Conhecer a planta do imóvel e saber por onde passam as instalações de água, gás e energia é ótimo para evitar problemas. E ainda contribui para as futuras ampliações de que falamos logo acima.

Garantir qualidade no resultado final

Acredite: se os materiais usados na construção original não forem de qualidade, comprar um imóvel pronto pode se tornar uma dor de cabeça e tanto. Essa questão é especialmente grave porque o problema só costuma ser percebido depois de algum tempo. Assim, quando você se dá conta do transtorno e dos gastos que vai ter para consertar tudo, já não pode voltar atrás na compra.

Por outro lado, quando você constrói sua própria casa, sabe exatamente o tipo de material que usou e pode ver como a instalação de cada item é feita. Assim, consegue ter a certeza de que está construindo seu sonho com qualidade e segurança.

O caminho para comprar um terreno e construir uma casa

Como você viu até aqui, são inúmeros os benefícios de apostar na compra de um terreno e construir sua própria casa. Mas calma! Antes de iniciar as obras, é preciso encontrar e comprar um bom terreno, certo? Para fazer uma boa escolha, fique atento às nossas dicas!

Observe as características da região

Um dos pontos mais importantes a observar no momento de escolher um terreno diz respeito à infraestrutura que o bairro fornece. É interessante que conte com:

  • ruas asfaltadas;

  • rede de saneamento;

  • praças arborizadas;

  • boas escolas;

  • comércio por perto — como supermercados e farmácias.

Essas características fazem toda a diferença no seu dia a dia, assegurando uma vida confortável para toda a família.

Analise a documentação do terreno

Também é imprescindível analisar a regularidade do terreno a ser adquirido: ele não deve ter qualquer impedimento judicial ou pendência que possa atrapalhar seus planos de iniciar uma construção. Por isso, vá até o cartório no qual ele está registrado e cheque a situação do lote. Caso se sinta inseguro, consulte um corretor de imóveis e até um advogado!

Faça uma comparação de preços

Assim que iniciar suas pesquisas, você verá que os preços oscilam bastante. E isso é extremamente comum no mercado imobiliário, já que inúmeros fatores podem contribuir para a definição do valor de um imóvelou de um terreno. É essencial, portanto, observar os diferenciais de cada terreno para definir aquele que melhor atenderá às suas necessidades e possibilidades de pagamento.

Siga todos os procedimentos legais

Por incrível que pareça, muitas pessoas adquirem terrenos, mas não providenciam a transferência de propriedade. Se fizer isso, além de não conseguir provar que é o dono legal do terreno, você pode enfrentar dificuldades no futuro. Para não correr esse risco, faça um contrato de compra a venda, registre toda a transação no cartório de imóveis da cidade e realize a transferência imediatamente.

Escolha a melhor forma de pagamento

Você já encontrou o terreno ideal, a documentação está toda certa, mas ainda falta escolher a forma de pagamento. Não tem todo o dinheiro em mãos para pagar à vista? Não se preocupe! Saiba: a indisponibilidade imediata de capital não é um impedimento para concretizar esse sonho! Há outras maneiras de viabilizar a aquisição do terreno que podem se encaixar direitinho no seu orçamento.

A escolha do consórcio na hora de comprar um terreno

consórcio da caixa econômica federal está entre as modalidades mais baratas de aquisição de imóveis e é menos burocrática que o financiamento bancário. Ele vem possibilitando a realização do sonho da casa própria a muitos brasileiros! Que tal saber um pouco mais sobre ele entre em contato com a Imobiliária e Construtora Jataí!

Planeje-se com antecedência, assim, você paga as parcelas e espera pela carta de crédito enquanto faz suas pesquisas, escolhe o estilo e o material que pretende utilizar, enfim: toma todas as providências necessárias tranquilamente, sem fazer nada em cima da hora.

Ainda há outros benefícios na utilização do consórcio. Se sobrar dinheiro da sua carta de crédito, você pode utilizá-lo na documentação do imóvel. Ótimo, não?

Viu só? Comprar um terreno e construir casa pode ser a melhor escolha para seu bolso e para o bem-estar da sua família. E você ainda pode gastar muito menos do que adquirindo uma casa pronta.

Então, animado para comprar seu terreno e começar a construir? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e troque uma ideia com seus amigos sobre o assunto!




Fonte: https://blog.rodobens.com.br/quais-as-vantagens-de-comprar-um-terreno-e-construir-sua-propria-casa

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_twitter.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png

A Empresa

NÃO TRABALHAMOS COM LOCAÇÃO

IMOBILIÁRIA E CONSTRUTORA JATAÍ

Rua Vista Alegre, Qd.14, Lt.14, 465, Jataí - Goiás
Creci. 16.496

Telefone: (64) 3631-0880 

E-mail: imobiliariajataigo@hotmail.com

Procurando por

Imóveis para Venda

Contato

  • (64) 36310880
  • Segunda a Sexta das 8 às 18hs

www.imobiliariajataigo.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias